segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Metabolismo do Etanol

Segundo Koolman & Rohm (2005), o etanol é uma droga facilmente absorvida pelo organismo e devido suas propriedades anfípaticas, se depoisita no cerebro atuando como antagonista do glutamato e agonista do GABA (Neurotransmissor inibitorio do Sistema Nervoso Central) que causa o relaxamento muscular.

O entanol é metabolizado no fígado, mas também pode ser hidrolisado no estomago por meio da enzima alcool-desidrogenase, que catalisa essa reação, convertendo o alcool em acetaldeido (etanal), que é convertido à Acetato por meio da enzima Aldeido-desidrogenase, havendo o gasto de ATP, posteriormente o acetato é convertido em Acetil-CoA, que é o produto final do metabolismo do etanol.

A Acetil-CoA participa do ciclo do ácido citrico e da biossíntese de lipídeos.
Com o consumo abusivo de etanol, a biossíntese desses lipídeos ira tornar se excessiva e não funcional ao organismo, desencadeiando em esteatose hepática (camada de gordura no fígado), que transformara o fígado progressivamente em tecido conjuntivo e reduzira a função hepática (Koolman & Rohm 2005).

O etanol possui valor energetico de 29,4Kj, o que corresponde a uma quantidade consideravel da alimentação, especialmente em alcoolatras (Koolman & Rohm 2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário